Como economizar eletricidade - técnicas de otimização global e segredos para todos os dias

O caminho para a solvência financeira começa com ninharias, ensinam aqueles que alcançaram essa solvência. Existem lendas sobre os hábitos aparentemente curiosos de pessoas ricas individuais: Henry Ford se vestia apenas nas lojas mais modestas, o fundador da rede de lojas mundialmente famosa, que viajou toda a sua vida em transporte público com um passe de aposentado, fez seus hábitos o conceito da empresa. Talvez encontrar uma ideia de como economizar na eletricidade ou uma maneira de economizar nas contas de serviços públicos em geral seja realmente o primeiro passo para encontrar o segredo para ficar rico? De qualquer forma, esses segredos simples ajudarão a economizar até um terço do orçamento familiar.

Otimização global do espaço vital para economizar energia

Ao planejar economizar em eletricidade, você pode organizar sua casa e sua vida com antecedência de forma a abandonar custos desnecessários e sem princípios. Para quem já adquiriu medidores e fez grandes reparos, essas dicas dificilmente serão relevantes. Mas se a compra de um apartamento for apenas planejada e o futuro proprietário tiver escolha, alguns pontos podem ser calculados antecipadamente.

Localização do apartamento e janelas

Nada permite que você economize em eletricidade tanto quanto uma abundância de luz natural e calor. Tais condições são proporcionadas por janelas e varandas com vista para o lado ensolarado. É por isso que os apartamentos "ao sul" são valorizados um pouco mais caros no mercado imobiliário. Mas esses custos serão pagos com juros: a possibilidade de acender a iluminação artificial mesmo meia hora depois proporciona, como é fácil de calcular, uma redução de custos de até 2%. Considerando que essa sala aquece mais rapidamente e plantas de interior e aquários precisam de menos iluminação adicional, você pode aumentar com segurança esse número para 5%.

A altura do objeto selecionado também importa: os primeiros andares das ruas estreitas são fechados pelas casas vizinhas. Ao pôr-do-sol e ao nascer do sol, quando os níveis superiores ainda estão perfeitamente iluminados, já está escuro nos primeiros níveis e nas solas. Portanto, se você não quer gastar dinheiro com um lustre ligado quase 24 horas por dia e economizar eletricidade, faz sentido considerar os andares intermediários, que também são mais confortáveis em termos de vida.

Se falamos de técnicas de economia de calor, recomenda-se abandonar os apartamentos de canto e os quartos acima dos arcos.

Proprietários de sótãos e superestruturas terão que pagar a mais por aquecedores. As entradas externas, via de regra, também são mais ventiladas, ou seja, precisam de aquecimento adicional.

Decoração de janelas e varandas

Se mudar o próprio apartamento por causa do desejo de reduzir o valor do pagamento é um absurdo, é bem possível levar em consideração o fator de economia de energia ao reparar. Em primeiro lugar, trata-se da disposição das janelas e varandas. E neste assunto, a economia é uma medalha com dois lados. Comprar uma janela de vidro duplo barata e de baixa qualidade resultará na necessidade de usar um aquecedor durante todo o período frio. Os quadros devem ser de várias câmaras, de vidro - grosso. Mas uma redução na transmissão de luz vai contra - a luz natural é necessária para usar fontes artificiais com menos frequência. Assim, as molduras devem ser o mais estreitas possível e o vidro deve cobrir o máximo. O sonho são janelas panorâmicas, se o arranjo e a área da sala permitirem tal refinamento arquitetônico.

economizando dinheiro com eletricidade

E a varanda, a loggia e a própria sala, se não estiverem suficientemente isoladas, devem ser cuidadosamente isoladas. O custo da compra de um rolo de espuma ou lã mineral será compensado no primeiro inverno frio.

Deve-se notar imediatamente que o problema não se limita à presença de janelas amplas, elas ainda precisam ser fornecidas com funcionalidade. Ao escolher armações, você precisa se concentrar em um modelo que o ajude a refrescar e ventilar rapidamente a sala, mas não a esfriar. Na escolha de cortinas ou persianas, prioriza-se os conjuntos com possibilidade de blackout parcial e incompleto. Este é um tule leve cobrindo a vista e tapeçarias densas ou telas japonesas desdobradas. Assim, você pode criar uma atmosfera íntima não acendendo a arandela, mas cobrindo parcialmente as aberturas.

Decoração do quarto

A redecoração, curiosamente, afeta diretamente o sucesso da implementação da ideia para economizar os recursos necessários. Você terá que usar as lâmpadas com menos frequência se as cores claras forem escolhidas para as paredes. Móveis estofados criam uma sensação de calor e conforto, enquanto tons de aço e azul evocam subconscientemente uma sensação de frio. Jogar um cobertor sobre a cadeira, que também é um acessório espetacular, minimiza a vontade de ligar o aquecedor.

Os tons mais quentes - caramelo, "café com leite", baunilha até soam aquecidos. Decorar uma sala com essas cores, de paredes a tecidos, realmente reduzirá a carga de aparelhos de luz e calor.

Truques para economizar eletricidade

Se a reorganização fundamental do ninho nativo ainda exigir tempo e esforço, técnicas individuais que permitem economizar eletricidade podem ser implementadas momentaneamente. E se você resumir todos esses segredos, a economia de eletricidade pode ser mais 5-7%:

  1. As lâmpadas LED e LED realmente reduzem a velocidade de rotação do contador. Além disso, eles terão que ser trocados com muito menos frequência do que as lâmpadas incandescentes.
  2. Sensores de movimento e dimmers de desvanecimento lento são uma maneira prática de não usar a luz onde ela não é necessária. Eles não permitirão que você esqueça e deixe a lâmpada acesa.
  3. A instalação de holofotes em áreas-chave da habitação e zoneamento permite que você não acenda a luz em toda a sala, se necessário, por exemplo, acima das cadeiras. Candeeiros de mesa, arandelas e candeeiros de pé vão decorar a sala e tornar possível não queimar o candelabro de várias faixas desnecessariamente.
  4. Para um lustre que possui várias lâmpadas ou níveis, você precisa se ramificar em várias chaves. Assim, você pode ligar apenas parte do dispositivo se não houver necessidade de iluminação brilhante.
  5. Todos os aparelhos elétricos usados devem passar pelo mais rigoroso controle mesmo no momento da compra. A classe de dispositivos energeticamente eficientes é designada como A, AA, AAA. A pequena margem de lucro que esse equipamento recebe do fabricante compensa no primeiro ano de uso.
  6. De aparelhos elétricos antigos, em particular chaleiras e aquecedores, bem como TVs de tubo e ferros, você geralmente deve recusar. Esses dispositivos literalmente consomem eletricidade. Novos modelos feitos de acordo com designs inovadores são muito mais inteligentes e energeticamente mais eficientes. Eles economizam energia e o prazer de usá-los também pode ser lucrativo.
  7. As telas refletoras de calor, que você mesmo pode fazer com papel alumínio e papelão, aumentam seriamente a eficiência dos radiadores e de quaisquer aquecedores. Colocar essa platina atrás do equipamento permitirá que ele ligue com menos frequência.
  8. Modelos de carga parcial (máquinas de lavar), com operação autônoma de segmentos individuais (geladeira e freezer), modos de suspensão para computadores e laptops economizam dinheiro se o proprietário utilizar essas funções corretamente.
  9. Não basta comprar um bom aparelho, é preciso usá-lo corretamente. Aquecimento ocioso e manter o aparelho "pronto" são os ladrões mais descarados. Relógios na máquina de lavar, micro-ondas, fogão e até na geladeira dificilmente são uma necessidade. E se a geladeira não puder ser desligada, a "lavadora" e a cafeteira francamente "penduram" na tomada em vão. Desconectar todos os dispositivos antes de sair é uma boa prática, mas demorada. Sair - conectores especiais com um botão de desconexão comum da rede. É a ele que deve ser confiado o dever de desligar toda a arquitetura elétrica da cozinha.
  10. Separadamente, vale destacar a geladeira, como principal consumidora de energia elétrica na cozinha. Sobre a ausência da necessidade de comprar um armário enorme para uma família de 2 foi escrito repetidamente. Isso também diminuirá a probabilidade de jogar fora produtos perdidos nas prateleiras. Mas a localização da geladeira também economiza eletricidade: se você afastá-la da bateria, o consumo será reduzido em quase 10%. O hábito de não colocar comida quente na geladeira dá a mesma economia. No inverno, a varanda lidará perfeitamente com as funções de resfriamento.

Uma das maneiras mais eficazes de economizar eletricidade é instalar um medidor de duas tarifas. Juntamente com as funções de início retardado, este dispositivo consumirá 2 vezes menos dinheiro para as mesmas operações. Máquinas de lavar e lava-louças, máquinas de pão e multicozinhas podem funcionar à noite. O período de operação rentável é das 23: 00 às 07: 00 da manhã.

Quem usa fogão elétrico em vez de fogão a gás no apartamento deve esclarecer adicionalmente se tem direito a benefícios por consumo de eletricidade. Cidadãos pobres e socialmente desprotegidos devem fazer as mesmas perguntas aos serviços de proteção social. De acordo com as estatísticas, um em cada 4 beneficiários desconhece os seus direitos.

Onde um centavo economiza um rublo - economizamos eletricidade

Muitas pessoas são céticas sobre o conselho para economizar energia. As objeções estão chegando ao cálculo do saldo de que todas essas técnicas no final dão uma pequena quantia, o que para a maioria dos cidadãos é completamente acrítico. Sobre propostas para retirar carregadores de telefones, o público responde com risos. Mas esses cálculos foram realizados em um pequeno apartamento com apenas dois moradores. É fácil calcular que cada um dos membros do agregado familiar aumenta o consumo em pelo menos 30%. No orçamento familiar, esse já é um número sério. Mas por causa dela vale a pena reconsiderar seus hábitos, especialmente porque muitos deles não exigem nenhum trabalho especial.

  • Quando você sair, apague as luzes, cartazes da era soviética estão gritando. Essa dica ainda é considerada a mais relevante para economizar energia elétrica.
  • Equipamentos entupidos, chaleiras e aspiradores que não foram limpos perdem sua eficiência, resultando em maior vida útil. A manutenção oportuna reduzirá esses custos.
  • A limpeza geral é necessária para equipamentos, janelas e luminárias. Abajures sujos não transmitem bem a luz e forçam você a ligar fontes de luz adicionais.
  • A economia pode ser encontrada no processo de uso de cada dispositivo. O linho é engomado muitas vezes mais rápido se for pré-umedecido. O processo de imersão reduz o tempo de re-lavagem. A velocidade máxima e a fervura ao lavar não são necessárias para a maioria dos itens.
  • O cozimento final do prato pode ser realizado com o calor residual do fogão, já desligado.
  • Uma pequena cafeteira para 1 xícara permitirá que você não ferva meio bule para um jantar. O princípio do que é necessário e suficiente é um componente importante da economia.

Os psicólogos dizem que todos os hábitos são formados em 21 dias. Se você se cuidar por apenas 3 semanas, seguindo esses truques simples, poderá garantir um pequeno bônus todos os meses economizando eletricidade.